30/11/2017

No dia 24 de novembro ocorreu o I Encontro de Libras & Saúde e o II Encontro de Professores e Alunos de Libras no Auditório do Bloco F, no Campus Gragoatá da UFF. O Prof. Carlos Peregrino participou do encontro tendo em vista o Projeto desenvolvido pelo LURA para a elaboração de de Videoaulas voltadas para a Educação Inclusiva. O encontro teve como objetivo geral congregar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados nos temas: Ensino, Libras, Saúde e Inclusão para troca de experiências de pesquisas, apresentação e publicação de trabalhos, tendo em vista a construção de conhecimentos na área da surdez a fim de contribuir para a formação dos professores e alunos de Libras.

IMG 20171124 102044494 Easy-Resize.com

IMG 20171124 091610247 Easy-Resize.com

28/11/2017

Na intenção de promover o atendimento e cooperação com a comunidade acadêmica o Laboratório Universitário Rodolpho Albino possui um sistema de cadastro de projetos e agenda para utilização de seus equipamentos. Primeiro é necessário que o interessado preencha o formulário de cadastramento de projetos, e, em seguida, preencha o formulário do equipamento de interesse. Atente-se para a Agenda disponível no site. Todas estas informações estão disponíveis neste link: http://www.lura.uff.br/index.php/fale-conosco/utilizacao-equipamentos.

28/11/2017

e1e564c0-941d-4365-a381-38c5fb60f8b8

No dia 27 de novembro de 2017 foi realizado, no auditório de Geofísica - Campus Praia Vermelha, o II Workshop de Biossegurança da UFF, organizado pela CBio/UFF. Neste evento diversas unidades acadêmicas se reuniram para discutir ações de biossegurança necessárias para melhorar as condições de trabalho dos laboratórios, consultórios e unidades prestadoras de saúde da UFF. O Lura participou apresentando suas ações de biossegurança de acordo com o novo regimento de biossegurança da UFF.

30/10/2017

semext1

Entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017 ocorreu a Agenda Acadêmica da UFF, evento que reúne superintendências, pró-reitorias, unidades acadêmicas e laboratórios com o objetivo de apresentar à sociedade seus programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Dentro da Agenda Acadêmica, nossos alunos participaram da 22ª Semana de Extensão (SEMEXT), do 27º Seminário Vasconcellos Torres (PIBIC) e do 6º Seminário de Iniciação à Inovação. Os trabalhos apresentados foram:

22ª Semana de Extensão (SEMEXT):

Avaliação da qualidade dos medicamentos dispostos pelo SUS, como instrumento de controle de agravos de doenças na cidade de Niterói
- Marcos Vinícius Bello Lima

Desenvolvimento de Formulação Fotoprotetora para Farmácia Universitária da UFF
- Natalia Farias Santos

Avaliação da qualidade de óleo de Rosa Mosqueta disponíveis no mercado
- Gabrielle de Assis Rosa

Criação de Videoaulas de Farmacotécnica, com ênfase em educação inclusiva
- Pedro Rocha, Bruno Soares, Maria Luiza Valerio

Padronização da Formulação e Processo de Manipulação de Cápsulas de Aciclovir da Farmácia Universitária da UFF e Avaliação da Dissolução in vitro
- Suellen da Silva Reis

27º Seminário Vasconcellos Torres (PIBIC):

Desenvolvimento de nanoemulsões contendo extrato de Uncaria tomentosa
- Adejean Passidônio Cardoso

Avaliação Multifatorial dos parâmetros de secagem para obtenção de extrato seco de Uncaria tomentosa
- Lucas Oliveira Rodrigues e Rachel Andrade de Faria

Análise de riscos potenciais na produção de injetáveis
- Raíssa Miranda de Almeida

Estudo de dissolução de comprimidos de diclofenaco de sódio disponíveis no mercado do Rio de Janeiro
- Daniela Guedes

O trabalho apresentado pela aluna Raissa Miranda foi um dos 10 melhores trabalhos, selecionados para a segunda fase do Prêmio Vasconcelos Torres na área de Ciências da Saúde.

segundafasepibic1

6º Seminário de Iniciação à Inovação:

Otimização de processos industriais de obtenção de produtos naturais de origem vegetal ou biotecnológico de alto valor agregado. Fase II: Prospecção de investidores para viabilização de produtos obtidos
- Raissa de Menezes Viegas

Seguem algumas fotos do evento:

...